Tratando do Amor

 1° FRUTO DO ESPÍRITO:
AMOR
Mas o fruto do Espírito é: caridade (amor), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança – Gálatas 5.22
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna João 3.16.
Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo (Julgamento) tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena (produz tormento), e o que teme não é perfeito em amor­ 
 I João 4.17,18
Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor -  I João 4.17,18 (Versão Internacional)
Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo. No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor -  I João 4.17,18 (Almeida Revista Imprensa Bíblica)
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele I João 2.15
====================================
2° FRUTO DO ESPÍRITO:
GOZO
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, (alegria) paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança... – Gálatas 5.22
Gozo: Prazer extremo que provém da posse de alguma coisa / sentimento de prazer causado por algo agradável.
Ou seja:
Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho – Salmo 4.7
Primeiramente por Ele estar em mim.
Alegria: (gozo), não causado somente por um milagre, mas de ser salvo, de pertencer a Deus e saber que Ele pertence a nós e, se a perdemos por algum motivo, devemos buscá-la.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação... (Salmo 51.12).
A tristeza no coração de Ana causava sofrimento em Ana. I Samuel 1.
Ana chorava e não comia – versículo 7 - E assim o fazia {ele} de ano em ano: quando ela subia à casa do Senhor, assim a {outra} a irritava: pelo que chorava, e não comia.
O coração estava triste – versículo 8 – Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes? e por que está triste o teu coração? Não te sou eu melhor (que te motiva a estar feliz) de que dez filhos?
Um coração triste abate nosso espírito – Provérbios 15.13 - O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate (ARA).
Tira o ânimo (os discípulos dormindo de tristeza) – Lucas 22.44,45 - E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.
Ana se levantou (ver 9) - Então Ana se levantou...
Perseverou em oração (ver 12) - E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor...
Logo após isso seu semblante mudou (ver 18) - E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.
É tudo o que precisamos...
É a nossa força – Neemias 8.10 - Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia {é} consagrado ao nosso Senhor: portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.
Traz abundância de alegria – Salmo 16.11 - Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença {há} abundância de alegrias; à tua mão direita {há} delícias perpetuamente.
Alegria eterna haverá sobre a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido – Isaias 35.10
Sirvamos ao Senhor com ALEGRIA – Salmo 100.2 
====================================
3° FRUTO DO ESPÍRITO:
PAZ
Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade (paciente), a benignidade (afável, suave e bom), a bondade (brandura, boa índole), a fé, mansidão, temperança. – Gálatas 5.22
Ora, o fruto (efeito, conseqüência, Fim) da justiça (justo; merecido) semeia-se na paz, para os que exercitam a paz - Tiago 3.18 - se exercita a paz na guerra.
A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices Salmo 119.130
E falou-lhe de muitas {coisas} por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, {uma} parte {da semente} caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra {parte} caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta
Mateus 13.3-8 /outra referência: Provérbios 24.30,31
Nunca deixe para trás a sua PAZ.
Os dois discípulos no caminho de Emaús – Lucas 24.13 em diante.
Ah! Se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! Mas agora isso está encoberto aos teus olhos - Lucas 19.4
==================================
4° FRUTO DO ESPÍRITO:
LONGANIMIDADE
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade (paciência), benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança... – Gálatas 5.22

Paciência: Capacidade de esperar; Sossego com que se espera uma coisa desejada.

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. – Romanos 5.3,4
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa – Hebreus 10.36
E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada? E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita. E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou – Lucas 22.49-51 (No Evangelho de Mateus, a resposta de Jesus se estende: Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? – Mateus 26.53).
Quando parecer que não virá resposta, a ordem é: esperar.

Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá: se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará
 Habacuque 2.3
====================================
5° FRUTO DO ESPÍRITO
BENIGNIDADE
Mas o fruto do ESPÍRITO É... Benignidade – Gálatas 5.22

O oposto de benignidade é malignidade, aquele que não é benigno é maligno. O contrário de bondade é maldade, ou seja, aquele que não é bom, é mau!
Se você percebeu bem, a benignidade e a malignidade (bem ou mal) são interiores, estão ligadas ao sentimento, enquanto que a bondade e a maldade (bom ou mau) são qualidades exteriores, falam de ação.
E teve Roboão conselho com os anciãos, que estiveram perante Salomão seu pai, enquanto viveu, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? E eles lhe falaram, dizendo: Se te fizeres benigno e afável com este povo, e lhes falares boas palavras, todos os dias serão teus servos 
II Crônicas 10.6,7
E pôs oficiais de guerra sobre o povo, e ajuntou-os a si na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo: Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que {está} com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele {está} o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear nossas guerras. E o povo descansou nas palavras de Ezequias rei de Judá – II Crônicas 32.6-8

O Benigno tem sempre uma boa palavra – Falar do meu irmão e nossa conversão

Pré-disposição em ajudar (cuidar)
I Samuel 30 – Ziclague é saqueada pelos amalequitas.

Mateus 9.36 – Ovelhas que não têm pastor

O que despreza o seu companheiro peca, mas o que se compadece dos humildes é bem- aventurado. Porventura, não erram os que praticam o mal (malignidade)? Mas beneficência (hábito de fazer benefícios) e fidelidade haverá para os que praticam o bem (benignos)  
Pv 14.21,22

Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável - Salmo 18.25,26

Então Jesus disse-lhe: Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão – Mateus 26.52
Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha dito eu {que} a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal cousa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos – I Samuel 2.30
CONCLUSÃO: 


Quanto mais der, mais vai receber.

Somente um coração cheio do Espírito Santo pode ser assim.
====================================
6° FRUTO DO ESPÍRITO:
BONDADE
Mas o Fruto do Espírito é: Bondade – Gálatas 5.22
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mimRomanos 7.18-20

Ficou para esta lição a definição de bondade, que segundo o que já vimos é uma qualidade de ação - o oposto de benignidade, que trata dos sentimentos – ou seja, é o tratamento interno.

A pessoa que é boa é de um coração aberto e dadivoso, generoso.

Bondade inclui moralidade: Bons costumes (não temos de ser somente bons, mas também parecer bons);

Duas pessoas boas:

Barnabé – O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor com propósito do coração. Porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor - Atos 11.23,24

Tabita (Dorcas) – E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, {a} depositaram num quarto alto. E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois varões, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles. E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e vestidos que Dorcas fizera quando estava com elas - Atos 9.36

Vós bem intentastes mal contra mim, {porém} Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande – Gênesis 50.20

Porque assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei... 
(Amós 5.4).
Buscai o bem, e não o mal, para que vivais: e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei o juízo na porta: talvez o Senhor, o Deus dos Exércitos, tenha piedade do resto de José – (Amós 5.14,15).

Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer Romanos 5.7 (RIB)
====================================
7° FRUTO DO ESPÍRITO:
Mas o Fruto do Espírito é: ...  – Gálatas 5.22
Definição de fé: Hebreus 11

A FÉ NÃO É PARA TODOS
No demais, irmãos, rogai por nós, para que a Palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; e para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é para todos – 
II Tessalonicenses 3.1-2

É PARA QUEM OUVE A PALAVRA
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus 
Romanos 10.17

É MEU DEVER TRABALHAR PARA A FÉ ESTAR EM VOCÊ
Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que alguns de vós fique para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram Hebreus 4.1-2

E UMA VEZ EM VOCÊ, LUTE PARA CONSERVÁ-LA EM TI
Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por ela boa milícia, conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé  
I Timóteo 1.18-19/Guardando a fé I Timóteo 3.9
Nunca perca a fé, conserve-a até o fim:
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé – II Timóteo 4.7
ELA TE COLOCA DE PÉ
Está bem! Pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé; então, não te ensoberbeças, mas teme – Romanos 11.20
TE FAZ VENCER O INFERNO
Tomando sobre tudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno – Efésios 6.16
TE FAZ VENCER O MUNDO
A fé vence o mundo – I João 5.4
=================================
8° FRUTO DO ESPÍRITO:
MANSIDÃO
Mansidão: Tranqüilidade, suavidade, paz: a serenidade de espírito.
Mas o fruto do Espírito é: ... MANSIDÃO – Gálatas 5.22
1 - Manso é aquele capaz de discutir um assunto, sem perder a calma.
2 - Manso é aquele capaz de ser livre do espírito de vingança, mesmo       diante da provocação.
3 - Manso é aquele que prefere errar perdoando em lugar de "acertar" odiando (ou odiar errando).
Jesus era manso.


Ele mesmo se apresentou assim, ao dizer que seu jugo era suave.


Eu sou manso e humilde de coração (Mateus 11.29).


Jesus ensinava por parábolas – as pessoas não tinham o Espírito Santo, daí ter o Senhor de falar contando histórias.
Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós – 1 Pedro 3.15
Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm – 1 Pedro 3.25
LEVANTA-TE, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. E as nações caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu 
Isaias 60.1-3

E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; e quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou dalgum outro? Então Filipe, abrindo a sua boca e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus. E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? – Atos 8.30-36

Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade – II Timóteo 2.25
=================================
9° FRUTO DO ESPÍRITO:
DOMÍNIO PRÓPRIO
Mas o Fruto do Espírito é: ... Temperança (Domínio Próprio).

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende – Isaias 1.3
O boi conhece o seu dono, e o asno, o estábulo do seu dono, mas Israel não conhece nada, e meu povo não tem entendimento – Isaias 1.3 
(Versão católica).
   Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam – João 1.11
   Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor,... – Oséias 6.3

E todo aquele que luta – no mundo espiritual; Davi trouxe o gigante para o mundo de Deus-, exerce domínio próprio – em tudo se domina - (principalmente diante da situação adversa, ele tem equilíbrio) em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível - I CORINTIOS 9.25 – Paulo dizia que os que corriam no estádio, na verdade todos corriam, mas somente um levaria o prêmio; o mais equilibrado, o mais centrado, o mais preparado, pois tem de superar obstáculos, dificuldades, dores, cansaço e etc.

E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência (zelo), acrescentai à vossa fé (certeza) a virtude (hábito de praticar o bem), e à virtude a ciência (Soma dos conhecimentos práticos que servem a determinado fim), e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança  (Constância), e à perseverança a piedade (Apego as coisas de Deus), e à piedade a fraternidade (amor ao próximo), e à fraternidade o amor 
II Pedro 1.5-7

1 Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital, 2 que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro,  e acerca de Jerusalém. 3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. 4 Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu... – Neemias 1.1- 4

Marcos 4.35 – Jesus na tempestade.